20 de Setembro!!!

     Oi pessoal, fiquei um bom tempo sem portar (de novo"/ ) mas meus pais foram viajar e levaram a câmera digital e não tinha como tirar fotos das minhas unhas e eu também tava sem ideias para outros posts :'(

     Hoje, para quem mora aqui no Rio Grande do Sul, é feriado \o/ momento que o povo celebra essa cultura tão rica e encantadora.
     Em todas as cidades do nosso Estado (e até fora daqui onde se cultivam as tradições) é montado o Acampamento Farroupilha de 13 à 20 de setembro. Acontecem bailes, missa crioula, eles mostram para os visitantes toda a nossa cultura. Esse ano fui em apenas 2 bailes no Acampamento Farroupilha aqui em Esteio :( queria ter ido em outros mas não consegui (também não tirei fotos como o ano passado).
     Matei minha vontade de dançar vanera, chamamé... também percebi que preciso frequentar mais os bailes porque estou um pouco destreinada para dançar... Enfim, viva esta cultura!!!!


20 de Setembro - Revolução Farroupilha 

     "O 20 de Setembro é a data máxima para os gaúchos. Neste dia celebram-se os ideais da Revolução Farroupilha, que tinha como objetivo propor melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul.

As Causas

     O estado do Rio Grande do Sul vivia basicamente da pecuária extensiva e da produção de charque, que era vendido para outras regiões do País. No início do século XIX, a taxação sobre o charque gaúcho tornava o produto pouco competitivo, e logo o charque proveniente do Uruguai e da Argentina passou a abastecer esta demanda.
     Alguns estancieiros, em sua maioria militares, propuseram ao Império Brasileiro novas alíquotas para seu produto, a fim de retomar o mercado perdido para os vizinhos do Prata. A resposta não foi nada satisfatória. Indignados com o descaso da Corte e cansados de ser usados como escudo em várias guerras na região, os gaúchos pegaram em armas contra o Império.

A guerra

     Em 20 de Setembro de 1835, tropas lideradas por Bento Gonçalves marcharam para Porto Alegre, tomando a capital gaúcha e dando início à guerra. O governador Fernandes Braga fugiu para a cidade portuária de Rio Grande, que tornou-se a principal base do Império no estado.
     Em 11 de Setembro de 1836, após alguns sucessos militares, Antônio de Souza Netto proclama a República Rio-Grandense, indicando Bento Gonçalves como presidente. O líder farrapo, no entanto, mal toma posse e, na Batalha da Ilha do Fanfa sofre uma grande derrota e é levado preso para o Rio de Janeiro, e logo em seguida para o Forte do Mar, em Salvador, de onde fugiria espetacularmente. 
     A revolução se estendeu por dez anos e teve altos e baixos para os dois lados. Um dos pontos altos foi a tomada de Laguna, em Santa Catarina com a ajuda do italiano Giuseppe Garibaldi, em 1839. Finalmente os farroupilhas tinham um porto de mar. Ali foi fundada a República Juliana (15 de julho de 1839).
     Após dez anos de batalhas, com Bento Gonçalves já afastado da liderança e com as tropas já muito desgastadas, os farrapos aceitam negociar a paz. Em fevereiro do 1845 é então selada a paz em Poncho Verde, conduzida pelo general Luís Alves de Lima e Silva. Muitas das reivindicações dos gaúchos foram atendidas e a paz voltou a reinar no Brasil.
A cultura     
     A Revolução Farroupilha é o mito fundante da cultura gaúcha. É a partir dela que se estabelece toda a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e seus ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Cultura Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de Setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de suas origens e o amor por sua terra."


Enfim, posso ser chamada de bairrista mas não poderia deixar de expressar aqui o meu orgulho por essa Terra :D





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unhas da semana: Elke + Colorama

Esmaltes Panvel

Formatura Gestão Financeira: inspiração - parte II